-
Arquitetos: Victor García Martínez
- Área: 1430 m²
- Ano: 2009
-
Fotografias:Diego Opazo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção do berçário do Rafelbunyol foi focada em resolver adequadamente todas as necessidades básicas de um edifício deste tipo, dando atenção especial ao design e ao layout dos espaços mais importantes nesses prédios, as salas de aula.
Assim, que todas as salas de aula têm a mesma orientação e posição relativa, o esquema do edifício é baseado em faixas paralelas, ajustando as dimensões e a localização específica para otimizar os ganhos solares, bem como a posição e ocupação na trama.
As salas de aula foram locadas em quatro faixas. Uma delas é mais longa para reforçar a o limite de a área de estacionamento e todas estão conectadas transversalmente por uma laje longitudinal que aloca as principais circulações, as áreas de serviço as áreas de instalações. Esta laje longitudinal tem uma altura externa inferior, portanto, o usuário tem a percepção de toda a organização do edifício apenas com um vislumbre de sua elevação.
Cada sala de aula requer um espaço externo que está configurada do mesmo modo que o interior, pelas faixas. Assim, há uma área ao ar livre, perfeitamente limitada e paralela às salas de aula, onde as crianças podem brincar sob a sombra de uma cobertura têxtil que pode ser dobrada quando necessário.
Para que as crianças a reconheçam as suas salas de aula facilmente, em todo o berçário foi aplicado um código de quatro cores, que foi estruturado por faixas também. Estas cores são utilizadas no piso, janelas, móveis, nas calçadas de borracha ao ar livre e nas malhas micro-perfuradas das janelas.
O desenho é caracterizado por uma atenção especial ao controle das medidas em todos os sentidos. O tamanho das janelas e do balanço foram calculados para otimizar o ganho solar, a distância do chão até às janelas varia para dar às crianças pequenas uma vista adequada do lado de fora. Tudo isso ajustado para uma modulação estritamente estudada imposta pela técnica de construção de paredes de concreto pré-moldado.
Este sistema exigiu um projeto detalhado de todas as instalações, incluindo a localização das luminárias, tomadas e interruptores, pois os painéis são fabricados com todas as perfurações previstas. Graças ao desenho preciso, o tempo de execução foi significativamente reduzida e o acabamento interior das paredes de concreto ficou muito bom.